Caprinos

Em 1981 os “Gonçalves” mudaram-se para a Quinta do Ribeiro fazendo-se acompanhar de 2 cabras adquiridas na aldeia da Mourísia a familiares. Até 1991 António dos Anjos Gonçalves manteve na Quinta um rebanho de cerca de 20 caprinos, em paralelo com os ovinos. Com a criação da Queijaria e a aposta no Queijo de Ovelha, resolveu terminar com a criação de caprinos e dedicar-se apenas aos ovinos.

Em 1999 perante a falta de queijo de cabra na região, a Queijaria da Quinta do Ribeiro resolveu apostar em produzir também queijo de cabra. No ano 2000 Michael Gonçalves resolveu recusar emprego na área do jornalismo e regressou à Quinta começando a instalar um rebanho de caprinos de raças

Anglo-nubiana e Saanen. António Gonçalves optou por também instalar um rebanho de caprinos e reduzir o número de ovinos.

Em 2006 foi instalada uma moderna sala de ordenha para caprinos com recurso a ordenha mecânica e melhoradas as condições de trabalho e de parte das instalações pecuárias.

Actualmente o conjunto dos dois rebanhos de caprinos da Quinta já totaliza mais de 280 cabras, maioritariamente das raças Anglo-nubiana; Saanen e Serrana Ribatejana.